Dr. André Fuck

Em Curitiba:

Rua Francisco Rocha, 857

(41) 3026-0161

 

 

Endocrinologista

CRM-PR 24137 | RQE 19155

 

 

 

Em Campo Largo:

Rua Barão do Rio Branco, 1443

(41) 3032-1217  

Em Campo Largo:

Rua Oswaldo Cruz, 1870

(41) 3032-4012  

Cuidados para prevenir a Osteoporose

 

Alimentação rica em cálcio, prática de exercícios e exposição ao sol ajudam a diminuir a chance da doença, ou da progressão da mesma.

 

A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados (de preferência desnatado, iogurte, queijo branco). Outra importante fonte são vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis.

 

Com relação à vitamina D, produzida principalmente quando nos expomos ao sol, o mais adequado é dosá-la em exame de sangue e suplementar em caso de necessidade. A alimentação não consegue suprir as necessidades diárias recomendadas.

 

Expor-se ao sol por 10-15 minutos ao dia é uma medida suficiente para uma produção adequada de vitamina D, entretanto, existem períodos do ano em que isso não consegue ser realizado com a frequência ideal.

 

Os exercícios mais recomendados são aqueles com sustentação de carga e de resistência. Entre eles, andar, dançar, subir escadas e exercícios de musculação. Consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.

 

Existem três lugares do corpo com maior chance de fratura: Coluna Vertebral, Punho e Quadril. Portanto, uma das medidas mais importantes é a prevenção de quedas. Cuidados com tapetes, pisos escorregadios e degraus, além de iluminação adequada nos ambientes.

 

Em casos de dúvidas e avaliação da necessidade de tratamento específico, consulte seu endocrinologista.