top of page
  • André Fuck

Fórmulas para emagrecer

Estamos em uma época do ano em que tem aumentado muito a procura por métodos e fórmulas milagrosas para emagrecer. Não bastasse isso, o culto à imagem, típico de nossa cultura e estimulado pela exposição nas redes sociais, faz com que as pessoas que estejam insatisfeitas com seu peso tentem, a qualquer custo, uma maneira rápida e prática de perder peso. Nesse contexto, surgem cada vez mais produtos, compostos de fórmulas e substâncias ditas “naturais”, na maioria das vezes vendidos diretamente pela internet ou por representantes da marca, com o apelo de que dão resultado em pouco tempo e sem risco à saúde.

 

Mas é claro que isso não passa de uma grande mentira.

 

Pra começar, não existe nenhum acompanhamento médico, farmacêutico ou de entidades regulatórias como a ANVISA na comercialização e no uso dessas substâncias. Geralmente é utilizado o termo natural ou fitoterápico para passar a ideia de algo inofensivo, quando, na verdade, a fórmula é feita por uma série de substâncias químicas perigosas (algumas proibidas) que nem aparecem no rótulo. Seja por efeito laxativo, diurético, termogênico, ou tudo isso junto, essas fórmulas são compostas, em sua grande maioria, por substâncias químicas com alto potencial de efeitos adversos. Muitas dessas já comprovadamente provocaram mortes e internações hospitalares por quadros de arritmias, desidratação e surtos psicóticos, por exemplo.


Os fabricantes utilizam fotos de antes e depois (prática proibida pelo CRM) e de famosos que já utilizaram ou fazendo propaganda. A maioria tem nomes apelativos, com promessas milagrosas (solução definitiva para perda de peso; queima de gordura abdominal; acelerador do metabolismo), e com tática agressiva de venda (único no mercado, fórmula inovadora, últimas unidades). 

É válido frisar que essas substâncias não dão o resultado prometido (nem perto disso!), apesar de isso já ser de conhecimento da maioria das pessoas. Acho pouco provável que alguém ainda acredite que tomando 1 cápsula, comprada na internet, se consiga secar a barriga e as gorduras localizadas (sim, a promessa é somente a gordura localizada), acelerando o metabolismo, aumentando a energia e a disposição, sumindo com as celulites e rejuvenescendo a pele, entre outras promessas milagrosas.


O que acredito é que a grande motivação das pessoas que consomem estes produtos é a de perder um pouco de peso de maneira rápida, sem esforço, sem precisar visitar um médico ou nutricionista e... sem riscos. Aqui talvez esteja o grande alerta desse texto. Essas substâncias são sim perigosas para serem consumidas por conta própria e, além de não levarem a uma perda de peso sadia e eficaz, colocam em risco a saúde de quem consome. Será que vale mesmo a pena se expor a esse risco todo sem praticamente nada em troca?



bottom of page