• Dr André Fuck

10 dicas essenciais para controlar o peso

Atualizado: Jul 19

Com a pandemia da COVID-19 fazendo cada vez mais parte da nossa rotina, perder peso e manter o peso perdido são tarefas cada vez mais difíceis nos dias de hoje. Seja pela diminuição de atividade física (com academias/parques fechados e confinamento em casa), pelo aumento das calorias ingeridas (alimentos processados e industrializados e aumento da disponibilidade de comida em casa) ou pelo aumento do estresse e ansiedade, o mundo hoje vive uma epidemia crescente de sobrepeso e obesidade.


Vamos então nos concentrar em algumas dicas para incluir no dia a dia e combater esse grande problema. Lembrando que os principais ingredientes para uma perda de peso satisfatória são motivação, planejamento e disciplina.

Não pule o café da manhã: ainda não se sabe ao certo a relação entre tomar café da manhã regularmente e perder peso. Alguns acreditam que a pessoa tende a comer menos ao longo do dia, outros que o desjejum faz bem para o metabolismo e outros ainda acreditam que é mera associação. O fato é que, comprovadamente, pessoas que fazem essa refeição regularmente apresentam melhores resultados na perda e manutenção do peso. Se pese regularmente: ter uma balança em casa ajuda e muito no resultado. Pesar-se com regularidade semanal ou quase diariamente nos mantém mais alertas e vigilantes. Alguns acreditam que isso pode tornar a pessoa "paranóica", mas o fato é que a única maneira de perder peso e o manter é estar eternamente em monitoramento. Organize a despensa e a geladeira: lembre, se está fora da vista, está fora da mente (e da boca). Mantenha as prateleiras que ficam ao nível dos olhos abastecidas com alimentos saudáveis, frutas, legumes, cereais integrais, entre outros. Use substitutos alimentares: e aqui vale ressaltar, desde que sejam utilizados para substituir uma refeição principal. Mas muito cuidado com alguns shakes do mercado que contém substâncias com potencial risco à saúde em sua composição. Uma boa opção é utilizar whey protein isolado com água ou leite desnatado para substituir uma refeição principal. Beba água: nosso corpo precisa de água para queimar calorias. Até um grau leve de desidratação já é suficiente para reduzir o metabolismo. Carregue uma garrafa consigo e procure ingerir, no mínimo, 3 delas ao dia e de preferência antes das refeições. Pratique exercícios: Seja para ganhar massa muscular ou gastar calorias em atividades aeróbicas, a atividade física é fundamental para auxiliar na perda e, principalmente, na manutenção do peso perdido ao longo dos anos. Em tempos de confinamento, vale a criatividade para fazer atividades dentro de casa. Faça atividades não programadas: atividades programadas são aquelas que nos preparamos para fazer (como fazer treinos, ir à academia ou sair para uma caminhada/corrida). Mas é muito útil também somar atividades não programadas ao longo do dia. Opções são subir escadas, passear com o cachorro, cuidar do jardim, limpar a casa, estacionar o carro em vagas mais distantes do destino, enfim, tudo que faça você se mexer mais ao longo do dia. Melhore a qualidade do sono: dormir bem definitivamente emagrece. Organize seu sono, estipulando horários e rotinas para conseguir manter uma média de 7 à 8 horas de sono diárias. Use Apps: utilize a tecnologia a seu favor. Um dos mais famosos, o My Fitness Pal, oferece inúmeros recursos de auto monitoramento alimentar. Além disso, contadores de passos e apps de exercícios (BTFIT, Strava, MapMyFitness, Adidas, Nike...) são ótimas ferramentas para estimular o aumento do gasto de calorias.


E a dica final é: procure ajuda. Como falado no início, perder e manter o peso está cada vez mais difícil e profissionais da saúde, como médicos (endocrinologistas), nutricionistas, educadores físicos e psicólogos possuem conhecimento e experiência na área e podem lhe auxiliar bastante nessa árdua missão.



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