top of page
  • André Fuck

Emagrecer após os 40 anos

Atualizado: 15 de jul. de 2020

Com o avanço da idade, algumas alterações no corpo acontecem, e a diminuição da taxa metabólica é uma delas. Com isso, o organismo gasta menos energia para desempenhar e manter funções vitais. Esse fator combinado com a alta ingestão de energia, ou calorias, perda da massa magra ligada à falta de exercício físico e algumas alterações hormonais que normalmente aparecem nessa faixa etária podem dificultar na hora de manter e perder peso.

 

Pessoas que possuem histórico de excesso de peso na infância ou adolescência e quem já esteve com grau elevado de obesidade sempre apresentarão maior dificuldade para reduzir o peso. Homens e mulheres são diferentes, e os homens tendem a perder peso mais fácil. Outros fatores que influenciam ao ganho de peso são ficar longos períodos sem se alimentar, pular o café-da-manhã e ter refeições generosas à noite. O fator mais importante no sucesso da perda de peso é o grau de motivação que a pessoa apresenta para mudar seu estilo de vida.

A genética também é um ponto chave a ser analisado, as características pessoais adquiridas pela genética determinam o ritmo do emagrecimento ou ganho de peso de cada um. Um exemplo se refere à taxa de lipólise, aonde sabidamente alguns indivíduos têm maior capacidade de utilizar a gordura como fonte de energia, melhorando assim a resposta à perda de peso, e isso é também determinado geneticamente.



A importância da manutenção do peso - de acordo com o Índice de Massa Corporal ou IMC – após os 40 anos se dá por conta da prevenção de doenças relacionadas ao aumento do peso, como Hipertensão Arterial, Diabetes Tipo 2, alterações no colesterol, Apneia do Sono (obstrução das vias aéreas durante o sono), Esteatose Hepática, também conhecida como “gordura no fígado”, alguns tipos de Câncer, entre outras. 

A escolha dos alimentos tem um papel relevante na hora do emagrecimento. Cerca de 10% da energia do nosso corpo vai para o processo digestivo. A escolha de alimentos termogênicos, como pimentas, gengibre, cafeína e canela, faz com que o corpo gaste mais energia por conta da produção de calor. Pessoas que se alimentam com maior frequência e que consomem alimentos funcionais como carboidratos integrais, proteínas, fibras e alimentos in natura, gastam mais energia no processo digestivo do que aquelas que consomem alimentos mais simples e processados, ou que se alimentam poucas vezes ao dia.

A menopausa é uma fase pela qual todas as mulheres passam quando atingem idade entre 45 e 55 anos e trata-se da interrupção das menstruações, ocasionadas pela parada de secreção de hormônios produzidos pelo ovário, o estrogênio e a progesterona. Devemos saber também que se trata de um período natural que não deve ser encarado como doença, porém é uma fase pelo qual o corpo feminino passa por uma série de mudanças, e o aumento de peso pode estar associado a ela.


Independente do motivo, emagrecer após os 40 anos é mais "trabalhoso" do que em épocas anteriores e exige uma dedicação maior à mudança de hábitos de vida. Um tratamento individualizado, que faça a pessoa conhecer e entender seu ritmo com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada é o caminho mais eficiente e seguro para se chegar ao emagrecimento desejado.



bottom of page